sábado, 6 de setembro de 2008

Livro de Machado de Assis completo pra Baixar

O ano de 2008 marca o centenário da morte de Machado de Assis, o maior escritor brasileiro de todos os tempos. Toda sua obra é de domínio público, e a internet é o meio adequado pra encontrar este vasto material. O melhor lugar pra baixar os livros de Machado de Assis ― além de possuir o maior acervo de arquivos de texto, áudio e vídeo que já não possuem limitações por conta de direitos autorais ― é o sítio Domínio Público. É de lá que o Música&Poesia dispõe agora o livro Memorial de Aires, escrito por Machado de Assis em 1908, mesmo ano de sua morte.

Primeira edição de Memorial de Aires
Memorial de Aires

Memorial de Aires é o último romance escrito por Machado de Assis, publicado no mesmo ano de sua morte, 1908. Ele está organizado como uma série de entradas em um diário e, como Memórias Póstumas de Brás Cubas, não tem um enredo único, mas se compõe de vários episódios e anedotas que se interpermeiam.

Aires era um conselheiro que sempre acompanhou Machado em suas histórias, geralmente como um amigo dos personagens. Reportava à figura do próprio Machado. Nesta obra idolatra uma mulher D.Carmo que muitos dizem ser sua Carolina, talvez seja pela coincidência dos nomes Aguiar e Assis, e D. Carmo e Carolina.Talvez também pelo fato do casal não terem filhos. Dizem que essa obra é uma alto biografia. (fonte:
Wikipédia, a enciclopédia livre.)

Baixe aqui Memorial de Aires completo


Trecho

9 de janeiro

Ora bem, faz hoje um ano que voltei definitivamente da Europa. O que me lembrou esta data foi, estando a beber café, o pregão de um vendedor de vassouras e espanadores: "Vai vassouras! vai espanadores!" Costumo ouvi-lo outras manhãs, mas desta vez trouxe-me à memória o dia do desembarque, quando cheguei aposentado à minha terra, ao meu Catete, à minha língua. Era o mesmo que ouvi há um ano, em 1887, e talvez fosse a mesma boca.


Retirado de:
Assis, Machado de. Memorial de Aires. (fonte:
Wikipédia, a enciclopédia livre.)


Fonte Livro: DomínioPúblico

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma dica de outro site para baixar livros é o site que mantenho.

www.viciadosemlivros.com.br

Garanto que vale a pena.