quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Jornal tem fotos digitalizadas e disponibilizadas na rede

Fotos inéditas do Jornal Última Hora estão na internet


Fonte: Núcleo de Comunicação do Arquivo Público do Estado de São Paulo

Grande parte das fotografias ficou guardada em arquivo por muitos anos e não chegou a ser publicada no jornal.

Image
O Arquivo Público do Estado de São Paulo acaba de digitalizar e disponibilizar na internet parte do arquivo fotográfico do jornal Última Hora, um dos mais importantes periódicos do jornalismo brasileiro, que circulou em diversas cidades brasileiras nas décadas de 1950 e 1960. São quase 20 anos de história registrados em 54.600 mil fotografias e 1.200 ilustrações, que podem ser vistas pelo site http://www.arquivoestado.sp.gov.br/uhdigital/

Diferentes momentos da história brasileira foram registrados pelas lentes fotográficas do jornal Última Hora: o suicídio do Presidente Getúlio Vargas, em 1954; as Olimpíadas de Helsinki, em 1952; a estreia de Roberto Carlos na TV Tupi, em 1968. a visita dos Rolling Stones ao Rio de Janeiro, em 1968. Além de nomes que marcaram a música brasileira, como Cauby Peixoto, Dalva de Oliveira, Orlando Silva, Ângela Maria e Chico Buarque e o t eatro, Eva Tudor, Tônia Carreiro, Procópio Ferreira, Grande Otelo e Cacilda Becker.

O tratamento de conservação preventiva e a digitalização dessas imagens é resultado do Projeto Última Hora – Acervo Fotográfico , que consistiu em organizar, conservar, digitalizar, tratar as imagens, produzir instrumentos de pesquisa e disponibilizar na internet este grande volume de fotografias. Este projeto teve início em 2007 no Centro de Acervo Iconográfico e Cartográfico do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

A diretora do Centro, Elisabete Savioli , explica que as imagens desse projeto são do Departamento de Arquivo Fotográfico da Última Hora, na forma de negativos flexíveis. “Este tipo de suporte é muito frágil e de fácil deteriorização, o que torna a manipulação destes documentos bastante complicada”, explicou Elisabete. Além disso, para visualizar a imagem no negativo é preciso utilizar instrumentos específicos como lupas e mesas de luz. Leia a íntegra.


Fonte: Banco Cultural - 2008 Copylef

4 comentários:

Brinslavou disse...

Olá,

Você pode me explicar como eu faço para publicar os vídeos do site Porta Curtas em meu blog?

Obrigado.

Falou.

Deisi Santos disse...

Pooo!!! Bem legal! E legal também é ver novidades aqui no Música & Poesia. Saudades, Yerkito.

Déborah disse...

Cultura não se guarda na gaveta, vc acredita que foi justamente essa frase que fez com que o meu sonho fosse revelado..., acompanho o seu blog e foi ele que me fez reacreditar em minhas músicas, projetos e composições. Tanto é que estou passando para te deixar o link de um vídeo cuja a música é minha e eu quem canto... o link é:http://www.youtube.com/watch?v=UTK5mhY5TkA
Vai lá, dá uma olhadinha, se quiser posta aí no música e poesia, seria uma honra para mim...
deixa seu comentário lá no youtube
bjos, obrigada por sua enorme contribuição. Déborah Ramalho

carla disse...

Olá amigo tudo bem? faz tempo que nao postava nada no meu blog,mas agora voltei e se desejares aguardo a tua visita

bjo e bom carnaval

carla granja