quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Novo livro de Eduardo Galeano e vídeo com o escritor

Os primeiros americanos

"Conta a história oficial que Vasco Núñez de Balboa foi o primeiro homem que viu, desde um cume do Panamá, os dois oceanos. Os que ali viviam, eram cegos?" - pergunta Eduardo Galeano em seu livro "Espejos: una historia casi universal". Nele, o escritor conta uma série de pequenas histórias que "não aconteceram", segundo as versões oficiais. Confira o vídeo com um pedaço dessa história "quase universal".

Redação - Carta Maior

Em seu novo livro, "Espejos: una historia casi universal" (Siglo XXI), Eduardo Galeano conta uma série de pequenas histórias que "não aconteceram", segundo as versões oficiais. O escritor uruguaio traz à memória alguns relatos sobre a história da América e sobre os primeiros americanos. Em um deles, escreve:

"Conta a história oficial que Vasco Núñez de Balboa foi o primeiro homem que viu, desde um cume do Panamá, os dois oceanos. Os que ali viviam, eram cegos?

Quem colocou seus primeiros nomes no milho e na batata e no tomate e no chocolate e nas montanhas e nos rios da América? Hernán Cortés, Francisco Pizarro? Os que ali viviam, eram mudos?

Os peregrinos do Mayflower escutaram: Deus dizia que a América era a Terra Prometida. Os que ali viviam, eram surdos?

Depois, os netos daqueles peregrinos do norte apoderaram-se do nome e de todo o resto. Agora, americanos são eles. Os que vivemos nas outras Américas, o que somos?


Uma parte dessas histórias já está disponível também em vídeo, na voz do próprio Galeano. Veja abaixo um pedaço da história "quase universal" dos primeiros americanos:

Os primeiros americanos segundo Eduardo Galeano


Fonte: AgênciaCartaMaior

A Agência Carta Maior é a favor da livre circulação de informação e seu conteúdo é Copyleft

Nenhum comentário: