quinta-feira, 22 de maio de 2008

Chico Buarque premiado em Cuba

CD “Carioca” de Chico Buarque recebe prêmio internacional Cubadisco-2008
Havana, 20 maio (acn) O CD “Carioca” do cantor e compositor brasileiro Chico Buarque e mais quatro discos internacionais lançados nos últimos dois anos, receberam o Prêmio Internacional da Feira Cubadisco-2008, que atualmente se celebra em Havana.


O Chico partilhou o Prêmio outorgado pela primeira vez, por um júri composto por especialistas internacionais, com “Techarí”, do grupo espanhol Olhos de Bruxo, “Navega”, da caboverdiana Mayra Andrade e a coleção “Gravações inéditas do teatro da Zarzuela”, auspiciado pela Fundação Autor.

“Carioca” (da Biscoito Fino) é reflexo da íntima e intensa relação do renomado artista brasileiro com a Cidade Maravilhosa, com a qual o unem laços que vão além da simples questão geográfica. Não se pode esquecer que Buarque é considerado a ponte entre a Velha Guarda do samba e a atual geração de clássicos da MPB e mesmo sendo esse um gênero nascido na Bahia, não há expressão musical mais representativa para a outrora capital brasileira.

Por sua vez “Tecahrí”, terceiro disco do conjunto espanhol, mistura impressões do jazz e o hip-hop, temperados com um toque de cubania ao estilo de um dos mais importantes pianistas jovens de Cuba, Robertico Carcassés. Aqui se sentem os ares impressos por London Asian Dud Foundation, o rap à maneira africana do senegalês Daara J, o flamenco pelo consagrado Pepe Habichuela, a copla de Martírio e a guitarrística de Kiko Veneno.

Já “Navega” (Sony-BMG), é uma mostra do talento vocal e contribuições de Mayra Andrade aos gêneros tradicionais caboverdianos.

Finalmente “Gravações inéditas do teatro da Zarzuela”, está composta por um álbum de quatro CDs e um livro, que viram a luz com motivo das celebrações pelo 150 aniversário do Teatro da Zazuela de Madri.

Cubadisco-2008, que oficialmente começou nesta noite de sábado, está dedicado à cultura africana e a influência de sua Diáspora, nas culturas americanas.
Conheça mais sobre Mayra Andrade nos linques a seguir:

2 comentários:

Dourado disse...

Todo prêmio pro Chico é pouco.

abraços

Yerko Herrera disse...

Certo!

Abração.