Ministério da Cultura seleciona projetos para valorização dos costumes indígenas
por Vinicius Konchinski
A comissão de seleção do Prêmio Cultura Indígena 2007 encerrou hoje (10) a avaliação das 728 iniciativas inscritas no concurso, que premiará com R$ 24 mil projetos para a valorização da cultura e costumes indígenas elaborados pelas próprias comunidades e entidades representativas.
Desde quarta-feira (6), 16 representantes de associações indígenas e do Ministério da Cultura estiveram reunidos em Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo, analisando os projetos concorrentes. Segundo o produtor do concurso, Marcelo Manzatti, as 102 propostas já foram pré-selecionadas e devem receber os prêmios no final de novembro, quando os trâmites burocráticos do edital estarão finalizados.
De acordo com o Manzatti, o prêmio recompensa com dinheiro os projetos mais importantes que já foram realizados ou que ainda vão ser postos em prática. “São projetos ligados à preservação da língua nativa, artesanato, música, até medicina tradicional, arquitetura, culinária e agricultura”, explica.
Segundo Manzatti, o foco na participação do indígena no prêmio é tão grande que só podem ser inscritos projetos assinados por comunidades e associações. A burocracia para a seleção também é menor e até apresentações orais, gravadas em fita cassete, servem como formulário para a inscrição. “Muitos índios não se expressam bem de forma escrita. Não conseguem explicar no papel da forma que explicam oralmente”, justifica.
Giselle Dupin, coordenadora da Secretaria de Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, disse que o objetivo do concurso é “fortalecer e incentivar a cultura dos índios”. O concurso, criado em 2006, já premiou projetos para a reconstrução de casas de cultura; festivais de músicas tradicionais; programas de plantio de palmito e até a instalação de computadores em aldeias.
Para Romancil Cretã, índio kaingang e membro do Conselho Nacional de Cultura e da comissão de seleção do prêmio, o concurso ajuda a resgatar a identidade indígena. Ele afirmou que jovens de aldeias estão se interessando pela cultura nativa graças ao incentivo oferecido.
Fonte: AgênciaBrasil
O conteúdo da Agência Brasil é publicado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 2.5. Brasil.
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
Valorização dos Costumes Indígenas
Postado por Yerko Herrera às 18:44
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário