quinta-feira, 2 de outubro de 2008

O Ano em que Morreu Machado de Assis

Confira vídeo com um pouco do bruxo das palavras, nosso grande escritor brasileiro. Opa, espera aí! Não confunda por falarmos em escritor e aludirmos a bruxo, Paulo Coelho não é o referido aqui. Tá certo, ele tem vaga na Academia Brasileira de Letras, mas o José Sarney, Ivo Pitanguy e Marco Maciel também fazem parte da ABL, até o falecido todo-poderoso Roberto Marinho sentava numa das cadeiras pra tomar chá. A questão é que estamos falando de um dos fundadores da ABL e primeiro presidente da instituição: Machado de Assis. O dia 29 de setembro do presente ano marcou o centenário da morte de Machado de Assis, o que torna esta postagem (e as conseqüentes) um tanto defasada. Porém, o que são três dias numa imensidão de 100 anos!? Nada, não é mesmo!?

Pois então assista o episódio O cronista e seu tempo, do programa GNews Documento, que foi ao ar no dia 14/09/2008, pela GloboNews. Logo após, um vídeo sobre o ano em que Machado de Assis morreu, retirado do saite da Academia Brasileira de Letras dedicado ao escritor. Y.H.

Machado de Assis, o bruxo das palavras - o cronista e seu tempo

O início da vida intelectual e literária do Rio de Janeiro do século XIX, por Machado de Assis. Um retrato da época pelo olhar oblíquo das crônicas, romances e contos do autor. (fonte:
GloboVídeos)


Machado de Assis, o ano em que morreu [arquivo wmv] (fonte: MachadodeAssis.org.br)

4 comentários:

Anônimo disse...

M-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o esse vídeo!!! Machado de Assis sempre esteve muito a frente de seu tempo. E realmente foi o bruxo das palavras... Tanto que o que escreveu continua sendo atual ainda hoje, mesmo tendo passado mais de 100 anos de sua morte.
Ah, a introdução ao vídeo também está ótima!

Bjs

Yerko Herrera disse...

Jú!!!! Revigorante teu comentário! Pelo jeito vale a pena eu continuar fazendo o Música&Poesia.

Beijos.

Anônimo disse...

Claro que vale a pena continuar!!!
Caso contrário, onde vou encontrar tantas preciosidades distintas num mesmo lugar??? Hein, hein?!?

Bjs e ótima semana!!!

Anônimo disse...

Mais uma vez Parabéns...eu amoooooo o Machadinho...ninguém escreveu como ele...certa vez , me disseram que tinha que olhar de ressaca da Capitu, achei o máximo...abração