sábado, 14 de junho de 2008

Morre Jamelão

Morre Jamelão, a voz da Estação Primeira de Mangueira

por Douglas Côrrea
Repórter da Agência Brasil


Brasília - O Rio de Janeiro perdeu uma das vozes mais marcantes dos desfiles das escolas de samba. José Bispo Clementino dos Santos, o Jamelão, morreu na madrugada de hoje (14), aos 95 anos, de infecção generalizada na clínica Pinheiro Machado, em Laranjeiras, Zona Sul, onde estava internado desde a última quinta-feira (12).

O velório, aberto ao público, está previsto para começar às 18h, na quadra da Estação Primeira de Mangueira, escola do coração de Jamelão, onde ele era o intérprete oficial.

Pouca gente sabia que Jamelão era policial civil e ficava furioso quando alguém o chamava de puxador ele logo dizia: "puxador de fumo, de saco, eu não. Eu sou é cantor, intérprete". O artista manteve-se fiel à mangueira por 56 anos.

Outra característica marcante de Jamelão eram os vários elásticos que ele sempre trazia presos aos dedos. A princípio ele dizia aos amigos que "era para guardar dinheiro". Mais tarde, ele dizia que os elásticos amarravam "quem tinha olho grande nele e era para não deixar o dinheiro sair do bolso dele".

Interpretando as músicas românticas de Lupicinio Rodrigues, especializou-se no samba canção, chegando a gravar dois discos dedicados à obra do grande compositor gaúcho, os consagrados Jamelão Interpreta Lupicinio Rodrigues (1972) e Recantando Mágoas – A Dor e Eu (1987).

O puxador e compositor da Beija-Flor de Nilópolis, Neguinho da Beija-Flor é um dos poucos que seguem a escola do mestre. Nunca deixou sua escola de coração, a exemplo de Jamelão. Ao falar sobre o amigo, Neguinho diz: "Jamelão é insubstituível. Ele foi amigo do meu pai e me tinha como um filho. Me inspirei nele, quando comecei".

O enterro de Jamelão será amanhã (15), às 11h, no cemitério São Francisco Xavier, no Caju, Zona Portuária da cidade. A tradicional feijoada da família mangueirense, que aconteceria hoje (14) na quadra, foi transferida para o próximo sábado (21), quando a Mangueira fará um Tributo a Jamelão.

Fonte: AgênciaBrasil


O conteúdo da Agência Brasil é publicado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 2.5. Brasil.

2 comentários:

Vera Lúcia disse...

A maior celebridade do mundo do samba.Melhor intérprete de samba ,de samba enredo e outros.
Ninguém o substituirá
a marques de sapucaí nunca mais será a mesma.Sem seu canto q era uma beleza!
Seu canto e sua voz q tanto amo
Já está deixando saudades!!
Vlw!Jamelão
Vais com DEUS!

Yerko Herrera disse...

Amém.

Valeu o comentário, Vera.

Beijão.