sábado, 13 de janeiro de 2007

Cafuné transgride a forma de lançar filmes no Brasil


O primeiro longa-metragem de Bruno Vianna, CAFUNÉ trata de jovens de origens sociais distintas que estão iniciando a vida adulta na conturbada cidade do Rio de Janeiro. A história coloca lado a lado jovens que, apesar do abismo social que os separa, têm em comum a falta de perspectiva profissional e pessoal, vítimas de uma comunidade cuja decadência econômica é motor da violência física e moral.

A desigualdade social é abordada, mas não é o tema central. O filme traça uma interseção entre as camadas baixa e alta, através da observação do cotidiano dessa juventude no que ela tem de mais banal. CAFUNÉ aponta o declínio da classe média como fator que também gera violência, que a torna vítima e agressora. Mostra seu medo diário da cidade e sua visão da favela, que é um misto de fascínio e mistério, ódio e paternalismo.
Fonte: Site Oficial do Filme


Cafuné é bom. No cinema e em casa

Este é um filme diferente: no mesmo dia em que foi lançado nas salas de exibição de cinema, era também oficialmente disponibilizado no site Overmundo e nas redes p2p de compartilhamento de arquivos. Assim veio ao público Cafuné, o primeiro longa-metragem do cineasta Bruno Vianna, conhecido e premiado por seus curtas.

Estreando no circuito de cinemas, o diretor apostou em iniciativas ousadas e inovadoras para distribuir seu filme. Além de utilizar as redes tradicionais e virtuais, Vianna licenciou o filme em Creative Commons (a licença que autoriza a sociedade a utilizar a obra de acordo com condições pré-estabelecidas, nesse caso, uso não-comercial, afastando a idéia de "pirataria"). Mais do que isso, jogou, nas salas e na web dois finais diferentes e conclamou internautas a criarem novos desfechos para a obra, abrindo alas para a expressão criativa dos espectadores. Inaugurou, assim, um novo caminho para o cinema brasileiro.

Fonte: http://creativecommons.org.br

Nenhum comentário: