sexta-feira, 13 de abril de 2007

Assista Sérgio Sampaio Interpretando Duas Obras-Primas

Tem que Acontecer - Sérgio Sampaio

Tem que Acontecer, de Sérgio Sampaio, lançada em 1976 no LP de mesmo nome, recebeu excelentes elogios da crítica, entretanto, foi pouco executada nas rádios. Posteriormente, em 1999, Zeca Baleiro interpretaria esta canção em seu disco Vô Imbolá.


Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua - Sérgio Sampaio

Apresentação ao vivo de Sérgio Sampaio cantando Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua, em 1973. Sem dúvida a música mais conhecida de Sampaio e, dizem, a que ele menos gostava cantar.

Abaixo reprodução de crítica escrita por Rodrigo Moreira publicada no Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira.

O capixaba Sérgio Sampaio foi daqueles artistas não reconhecidos - ou melhor, não adequadamente avaliados - em seu tempo. Em plena ditadura Médici, estourou nacionalmente com "Eu quero é botar meu bloco na rua", histórica marcha-rancho, um dos mais eloqüentes protestos da MPB contra a ditadura. Ainda jovem e imaturo, com todas as atenções voltadas para si, respondeu com "Odete", "Viajei de trem" e "Meu pobre blues", demonstrando sua categoria e versatilidade como compositor, mas parecia estigmatizado por aquela música tão marcante. Com "Velho bandido" e o LP “Tem que acontecer” ganhou aplauso da crítica, sem, no entanto alcançar uma repercussão popular mais significativa. Incompatibilizado com a indústria musical, de meados dos anos 70 em diante resolveu trilhar um solitário caminho à margem do mercado, gravando apenas mais um LP, o independente "Sinceramente", de 1982, e fazendo shows em teatros underground e bares. Arrolado entre os "malditos" da MPB setentista - Jards Macalé, Luiz Melodia, Jorge Mautner, entre outros - rotulado de "compositor de uma música só", Sérgio Sampaio tinha muito mais a oferecer. Permaneceu um artista puro, que, mesmo longe dos holofotes da mídia, fez do ato de compor e cantar sua própria razão de ser. Deixou um balaio precioso de músicas inéditas - um tesouro a ser descoberto por intérpretes dos mais variados gêneros.

3 comentários:

Anônimo disse...

porcaria

Anônimo disse...

Grande Sérgio..Genial..Amigo pessoal e parceiro de música, enfim, parceiro de vida, do nosso mestre Raulzito..Sérgio eh eskecido e criticado por gente q nem o conhece, q nem ouviu direito seu trabalho..Mas existem mtos Sérgios e sempre existirão tantos outros Sérgios q n vai ter o seu devido valor notado..Fica claro q as pessoas gostam de porcarias comerciais, q são feitas pra vender..Sérgio fazia música com a alma, com o coração, com a emoção, coisa q hj em dia n existe mais..
Grande abraço..

http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=12558214542921338028

Yerko Herrera disse...

Valeu, amigo! É verdade, o Sérgio Sampaio foi gênio, infelizmente colocado na obscuridade. Perde quem não se preocupa em conhecê-lo.

Abração!