quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

O Dia em que Festa Popular foi Censurada

Todo dia é dia

14 de Fevereiro: Primeira censura ao Entrudo

JOGARAM TANTO CONFETE NO ENTRUDO, QUE ELE SE CIVILIZOU
Entrudo, ilustração de Debret
Bastava chegar o carnaval, lá estavam os limões de cheiro, bisnagas d’água, farinha, tinta, quando não baciadas de excrementos e outras agressões. Entrudo, brincadeira de rua, conhecido desde a chegada dos portugueses, era atividade violenta. Escravos descontavam as diferenças nos senhores; e senhores ficavam nas sacadas sujando quem passasse embaixo. Não escapava ninguém, até o imperador Pedro I brincava – em casa, é claro.

Jornais faziam campanhas pela pacificação da festa, até que em 14 de fevereiro de 1857, no Rio, O Jornal publica a primeira censura ao entrudo. Delegado de polícia da corte, Antônio Rodrigues proíbe a brincadeira sob pena de oito dias de cadeia e multa de 4 a 12 mil-réis.

Não adiantou. Quando chegava o sábado de carnaval, a população não via a hora de ir para a rua se esbaldar, zombando até a quarta-feira de cinzas. Ao longo do tempo, confete, serpentina e lança-perfume acabaram civilizando o entrudo.
O Almanaque Brasil está sob licença Creative Commons. A cópia e reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que dado o devido crédito à publicação e aos autores.

Nenhum comentário: