sábado, 19 de julho de 2008

Ta-Hí - Marina de la Riva e Carmen Miranda

Pra você gostar de mim. Essa música, popularmente batizada de Ta-hí, é uma marchinha de carnaval que fez grande sucesso na voz de Carmen Miranda no ano de 1930. Passados quase 80 anos, ganhou uma versão latinizada na interpretação de Marina de la Riva. A doçura da voz da cantora, a sensualidade com que canta, os ritmos latinos, tudo isso confere beleza e sonoridade bem distinta que nada lembra a marchinha interpretada por Carmen Miranda. Ta-hí! é faixa do disco de estréia de Marina. (Y.H.)


Ta-hí! (segundo a Wikipédia)

Uma das músicas mais famosas do Brasil, sucesso do carnaval de 1930, Ta-hí foi a composição de maior destaque de Joubert de Carvalho e o primeiro grande hit de Carmen Miranda, que fez seu disco vender mais de 35 mil unidades (à época, pra se ter uma idéia, grandes artistas vendiam geralmente 1000 cópias). Originalmente, o título da música é “Pra você gostar de mim”, mas Ta-hí foi como ficou conhecido pelo povo.


Ta-hí! (Pra você gostar de mim) - Marina de la Riva



Ta-hí! (Pra você Gostar de mim) - Carmen Miranda




Ta-hí! (Pra Você Gostar De Mim)
Joubert de Carvalho


Tahí
Eu fiz tudo pra você gostar de mim
Ó, meu bem
Não faz assim comigo, não
Você tem
Você tem
Que me dar seu coração

Meu amor, não posso esquecer...
Se dá alegria, faz também sofrer
A minha vida foi sempre assim
Só chorando as mágoas que não tem fim

Essa história de gostar de alguém
Já é mania que as pessoas têm
Se me ajudasse Nosso Senhor
Eu não pensaria mais no amor


Ta-Hí

Embora pouco afeito ao gênero, foi numa marchinha que
Joubert de Carvalho pensou no momento em que, apresentado a Carmen Miranda, prometeu uma música para ela gravar. E essa marchinha, feita em menos de 24 horas, chamou-se "Pra Você Gostar de Mim", título logo substituído pelo público por "Taí", a expressão com que se inicia o seu estribilho.

Na verdade, ao procurar criar uma música que tivesse tudo a ver com a personalidade da jovem cantora, Joubert acertou em cheio, pois a marchinha, além de tornar Carmen conhecida em todo o país, acabou por constituir um marco em sua carreira, acompanhando-a até o fim da vida. Lançada às vésperas do carnaval de 30, "Taí" foi sucesso durante o ano todo, sendo ainda uma das músicas mais cantadas no carnaval de 31, até mesmo mais do que no de 30. (Fonte: MPB Cifrantiga)

3 comentários:

Anônimo disse...

"Tahí
Eu fiz tudo pra você gostar de mim
Ó, meu bem
Não faz assim comigo, não
Você tem
Você tem
Que me dar seu coração..."


Ai,aiiii... pois é.
Depois de um tempo longe da internet, dei uma passadinha rápida para prestigiar e matar um pouco a saudade do teu sempre bom gosto!
Música lindaa! :)
Abraço.

Yerko Herrera disse...

Essa música na voz da Marina mata! Valeu Caroleta!

Unknown disse...

Esta música é 1000! Mas gostaria de saber o nome do frevo que é inserido entre a música...