Ah, como é bela a nova geração de cantoras da Música Brasileira! A cada dia que descubro uma nova interprete, cuja minha ignorância me fez desconhecer, fico apaixonado. A voz, a maneira de interpretar, a delicadeza, a doçura, a inteligência, a multiplicidade de influências - contemporâneas ou não - tudo isso me encanta nesta nova geração de musas que surge em nossa música. Ontem descobri Ana Cañas no excelente blogue Expressão MPB, do camarada Daniel Barbosa. Só posso dizer uma coisa, a moça é apaixonante!
Leia abaixo reprodução do texto do Expressão MPB
A Ana Canta
por Daniel Barbosa
Ela tem nome de cantora cubana, admira nomes como Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Machado de Assis, e, é claro, a deusa das jovens cantoras, Marisa Monte.
Ana Cañas é formada em artes cênicas, mas foi no Baretto, piano-bar freqüentado por várias deidades da MPB, que essa jovem de 27 anos mostrou que veio para encorpar, ainda mais, a nossa música.
‘A Ana’, sua música de trabalho, traz afirmações quase confessionais, que, com certeza, algumas não passam de uma brincadeirinha musical (... a Ana nada sabe/a Ana sempre canta/a Ana me enrola/a Ana me engana). Mas foi a faixa ‘Devolve Moço' que ficou na 15ª posição no ranking das 50 melhores músicas de 2007, na revista Rolling Stone Brasil, edição de janeiro. "Se não fosse clichê, talvez dizer que essa canção é um 'caldeirão de influências' fosse a melhor explicação. Tem um pouco de soft jazz, um toque de MPB nada tradicional e muita personalidade”.
‘A Ana’ e ‘Devolve Moço’ integram ‘Amor e Caos’, disco autoral, calcado no jazz, bossa e MPB, que rendeu à Ana elogios de nomes como Chico Buarque, Toquinho, Seu Jorge e outros, Pois, é, numa expressão à Ana Cañas, podemos exclamar: a Ana canta!
Fonte: ExpressãoMPB
Coração Vagabundo - Ana Cañas
Ana Fala
Trecho da entrevista de Ana Cañas para a rádio Cultura, onde ela participou do debate "Para onde caminha a música brasileira?". Para ela, a música brasileira está menos politicamente correta, mais divertida, ousada e com influências mais diversas. Ouça o comentário na íntegra.
áudio por Cirley Ribeiro para a RádioCultura
Um comentário:
"Cultura não se guarda na gaveta", você falou tudo, e eu me sinto honrado pela reprodução do meu texto, aqui nesse blog super maneiro.
Yerko, sinta-se à vontade para outras reproduções. Se você puder colocar meu limk na sua página, lhe serei ainda mais grato.
Grande Abraço,
Daniel Barbosa
Postar um comentário