quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Adoniran Barbosa: Cronista do Povo

Todo o Dia é Dia
O que merece ser lembrado em 22 de Novembro:

Dia da Música
Adoniran Barbosa foi cronista do povo da capital paulista. Transformava em poesias e canções o falar da rua.


‘TEM QUE SÊ ANARFABETO
PRA ESCREVÊ’

Adoniram Barbosa
Crianças chorando, pessoas juntando pertences. Tratores preparando-se para demolir mais um cortiço. Um lema no ar: “São Paulo precisa crescer”. O progresso provoca desgraça e, da desgraça, nascia um samba:

Si o sinhô não tá lembrado / dá licença de contá / que aqui onde agora está / esse adifício arto, / era uma casa véia / um palacete assobradado. / Foi aqui seu moço, que eu, Mato Grosso e o Joca / construímo nossa maloca, / mas um dia, nóis nem pode se alembrá / veio os home coás ferramenta / o dono mandô derrubá.

Chocado com o despejo, em uma noite Adoniran Barbosa compôs Saudosa Maloca, gravado em 1955 pelos Demônios da Garoa. O grupo lançou ainda: Samba do Arnesto, Apaga o Fogo Mané, Abrigo de Vagabundos, Mariposa, Pafunça e, em 1965, Trem das Onze, um estouro. A coroação de Adoniran como grande sambista.

Nascido João Rubinatto, Adoniran cantou em rádios paulistanas, atuou como radioator, lançou programas em parceria com o amigo e produtor Oswaldo Molles. Em 1946, encarnava 16 personagens em seus programas na Rádio Record.

Adoniran morreu em 22 de novembro de 1982. Cronista do povo da capital paulista, todo dia percorria ruas e bairros. Conversava com personagens anônimos, descobria histórias. Anotava tudo. Transformava em poesias e canções, reproduzindo expressões, o falar da rua. Dizia:

“Pra escrevê uma boa letra de samba a gente tem que sê em primeiro lugá anarfabeto.”

Mas alertava:

“Falar errado é uma arte. Se não, vira deboche.”


Fonte: AlmanaqueBrasil

O Almanaque Brasil está sob licença Creative Commons. A cópia e reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que dado o devido crédito à publicação e aos autores.


Saudosa Maloca - Originais do Samba
Saudosa Maloca - Originais do Samba

Um comentário:

Anônimo disse...

Si o sinhô não tá lembrado, dá licença de contá, que aqui onde agora está, tem uma moçá querendô ti pegá...


uauhsuhauhsuhuahuhsuhauhush...
Nada se compara ao grande Adoniram Barbosa, mas vale aí a indireta, para quem está cansandô di esperá! hehehe.

Beijos querido.