sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Documentário Acompanha Manifestações dos Quilombolas

Documentário interativo retrata a luta dos quilombolas

Agência Brasil


Brasília - O documentário interativo Nação Palmares surgiu a partir de reportagem sobre Linharinho, comunidade quilombola no extremo norte do estado do Espírito Santo. Tenta mostrar a luta dos descendentes dos negros que fugiam da escravidão e se organizaram pelo reconhecimento das terras onde vivem e de seus direitos sociais.

A titulação das terras da comunidade capixaba pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), atualmente em curso, enfrenta contestações de agricultores e da empresa Aracruz Celulose, num debate que envolve, além da população local, políticos regionais e especialistas como historiadores e antropólogos. No especial, o caso é apresentado como um exemplo dos conflitos que o debate mais amplo sobre os quilombos no país tem envolvido.

A reportagem que resultou no especial foi coordenada pelo jornalista Spensy Pimentel, ex-editor de especiais da Agência Brasil. Além de acompanhar manifestações dos quilombolas em Brasília e o debate sobre a legislação que regula as titulações das terras dessas comunidades, ele viajou ao Espírito Santo, onde, junto com o cinegrafista Robson Moura e o fotógrafo Valter Campanato, conheceu Linharinho de perto.

A coordenação-geral multimídia foi do ex-editor executivo dessa área na Agência Brasil André Deak. A realização contou com a participação de diversos profissionais de comunicação. É possível conferir os nomes dos participantes clicando no botão "equipe" do especial.

Em relação ao formato, o documentário é uma evolução do conceito de hipervídeo que já fora utilizado antes pela Agência, com a reportagem Consumo consciente. Organizamos vídeos, textos e fotos que, em conjunto, contam uma história. Ícones surgirão durante a apresentação dos vídeos. Ao clicar neles, outros vídeos e textos aparecerão. Caso queira acessar um conteúdo específico, pode-se acionar os vídeos e textos sob demanda.


Assista ao documentário Nação Palmares aqui

2 comentários:

Amores e Segredos disse...

olá ! passando para te ler e tive a assistir ao video da raapariga a apresentar e a faalaar sobre o consumo consciente . gostei muito e é sempre bom se estar informado sobre tudo .
hje tmb deixo um video ms de musica ,pois acho k deix uma mens bonita se kiseres vem assistir
bjo e bom domingo
carla granja

Yerko Herrera disse...

Obrigado sempre pelo carinho, minha amiga do além-mar.

Beijos!