sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Ferreira Gullar e Emir Sader faturam Jabuti

Gullar ganha o Prêmio Jabuti pelo livro de crônicas "Resmungos"
por Marcos Strecker
da Folha de S.Paulo


"Resmungos", do poeta Ferreira Gullar, e "Latinoamericana - Enciclopédia Contemporânea da América Latina e do Caribe", organizada por Emir Sader, Ivana Jinkings, Carlos Eduardo Martins e Rodrigo Nobile, foram escolhidos os Livros do Ano (ficção e não-ficção, respectivamente) do 49º Jabuti, o mais tradicional prêmio literário brasileiro. Os prêmios foram entregues ontem à noite, na Sala São Paulo. A distinção rendeu R$ 30 mil a cada um dos dois títulos.

O livro de Gullar, publicado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, reúne as colunas que o autor publicou na Folha em 2005. Gullar dedicou o prêmio a Antonio Henrique Amaral, autor da aquarelas, xilografias, óleo e colagens que ilustram "Resmungos" e as colunas de Gullar na Folha.

Já Emir Sader disse que a premiação era um reconhecimento ao "trabalho coletivo", à "América Latina e ao Caribe" e à "pequena grande editora que é a Boitempo", casa que publicou a enciclopédia. A obra traz 980 verbetes, 1.400 páginas e concentra-se em 50 anos da história do continente.

Compareceram à cerimônia o vice-governador Alberto Goldman, o presidente da Biblioteca Nacional, Muniz Sodré, a presidente da Câmara Brasileira do Livro, Rosely Boschini, e o curador do prêmio José Luiz Goldfarb.

O vencedor de cada uma das 20 categorias recebeu um troféu, junto com a respectiva editora. Os segundos e terceiros lugares também levaram um troféu Jabuti. Os nomes dos três primeiros colocados em cada uma das seções já haviam sido anunciados em 21 de agosto passado. Carlos Nascimento Silva foi o primeiro lugar na categoria "romance" com "Desengano" (Agir). A lista completa dos vencedores está no site www.premiojabuti.org.br.

Fonte: FolhaOnline

Nenhum comentário: