sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Tarsila do Amaral - Curiosidades e Textos

Curiosamente nestes últimos dias a página do Música&Poesia mais visitada é a que contém uma postagem sobre a grande pintora Tarsila do Amaral. Com quase um ano no ar, a postagem sobre Tarsila é bem simples contendo apenas uma breve biografia e a reprodução de três de seus famosos quadros. Por isso surpreende as muitíssimas visitas que vem recebendo, quem sabe fruto de um bom posicionamento no Google e no Google Image. Bom, seja pelo motivo que for, Tarsila do Amaral e os leitores deste humilde blogue merecem muito mais. Então abaixo segue algumas curiosidades e trechos de textos escritos por ilustres, como Mário de Andrade, sobre Tarsila do Amaral, tudo retirado do saite oficial da artista.
Y.H.

Curiosidades

1- "Abaporu" foi o quadro brasileiro de maior valor vendido até hoje. Seu preço alcançou US$1.500.000, e foi comprado pelo banqueiro argentino Eduardo Costantini.

2- Tarsila anulou seu casamento com o primeiro marido em 1925 para casar-se com Oswald de Andrade em 1926. O então presidente eleito Washington Luís foi o padrinho de Oswald e Júlio Prestes (na época governador do Estado de São Paulo) o padrinho de Tarsila.

3- Depois de 1929, com a crise do café no Brasil, o pai de Tarsila perdeu grande parte de sua fortuna e ela trabalhou como colunista nos Diários Associados de seu amigo Assis Chateaubriand.

4- Tarsila gostava muito de anotar novas receitas detalhadamente, porém nunca chegava a fazê-las. - A tela O Pescador foi vendida ao governo russo durante sua estada por lá em 1931. O dinheiro obtido teve de ser gasto no próprio país, uma vez que não podia ser convertido em outra moeda.

5- Tarsila possuía um dos melhores acervos pessoais do Brasil com obras de Léger, Picasso, De Chirico, Delaunay, Modigliani, Gleizes, Lhote, Ingres e também dos brasileiros Almeida Junior, Anita Malfatti, Lasar Segall, entre outros.


Textos

1- Artigos de Menotti del Picchia publicados em 'A Gazeta' nas edições de 27/12/1950, 27/01/1961 e 25/02/1966 nos quais o ilustre articulista fez referências à chegada de Tarsila de Paris em 1922 e seu encontro com os modernistas:

"…foi Anita Malfatti quem me apresentou a artista numa confeitaria elegante onde tomávamos chá…-Esta é Tarsila, paulista, pintora e vem de Paris. Pintora? Tinha eu na frente uma das criaturas mais belas, mais harmoniosas e mais elegantes que me fora dado ver… É claro que todos se apaixonaram por Tarsila…".

2- Trechos de artigo escrito por Tarsila e suas recordações de Paris:

"...Paris de 1923! As recordações fervilham, amontoam-se, atropelam-se… Meu ateliê da Rua Hégésippe Moreau, que Paulo Prado descobrira ter sido habitado por Cézane, foi frequentado por importantes personagens. Aos almoços tipicamente brasileiros, às vezes compareciam Cocteau, Erik Satie, Valéry Larbaud, Jules Romains, Giradoux, Brancusi, Amboise Vollard. Entre os brasileiros, Villa-Lobos, Paulo Prado, dona Olívia Guedes Penteado, Souza Lima, Oswald de Andrade, Sérgio Milliet, Di Cavalcanti…".

3- Artigo de Álvaro Moreira em 'Para Todos', edição de 22/07/1928:

"Ela foi o presente mais bonito que Papai Noel botou nos sapatos pobres da pintura brasileira. Desde aquela manhã a pintura brasileira teve uma sorte boa e a gente se esqueceu das coisas feias que tinha visto para ver os quadros de Tarsila como as cores da infância, um cor de rosa que nem as rosas tem, um azul que não é dos céus nem dos rios nem da distância. Cor de rosa de Tarsila. Azul de Tarsila. Sem iguais no mundo".

4- Mário de Andrade, em 21/12/1927:

"Tarsila é um dos temperamentos mais fortes que os modernos revelaram pro Brasil. Afeita às correntes mais em voga da pintura universal, ela conseguiu uma solução absolutamente pessoal que chamou a atenção dos mandões da pintura moderna parisiense. Provinda de família tradicional, se sentindo muito a gosto dentro da história da nossa pintura ela foi a primeira que conseguiu realizar uma obra de realidade nacional…".

5- Do crítico de arte português Antonio Ferro, sobre a exposição de Tarsila em Paris, em 1926:

"Tarsila do Amaral inaugurou, há pouco, em Paris, a sua exposição. Era fácil de prever o acontecimento. Blaise Cendrars, que não quer outra ilustradora para os seus livros, Jean Cocteau, Valéry Larbaud, Rosemberg, Raynal e tantos outros, obrigaram a França a olhar para Tarsila. A França, por sua vez, obrigará o Brasil a consagrar esta grande pintora. Será, de resto, um gesto de gratidão…".

6- Poema 'Atelier', de Oswald de Andrade para Tarsila, publicado em 'Pau Brasil', em 1925:

Atelier
"Caipirinha vestida por Poiret
A preguiça paulista reside nos teus olhos
Que não viram Paris nem Piccadilly
Nem as exclamações dos homens
Em Sevilha
À tua passagem entre brincos

Locomotivas e bichos nacionais
Geometrizam as atmosferas nítidas
Congonhas descora sobre o pálio
Das procissões de Minas

A verdura no azul klaxon
Cortada
Sobre a poeira vermelha
Arranha-céus

Fordes
Viadutos
Um cheiro de café
No silêncio emoldurado"






Fonte Curiosidades, Textos e Imagem Fash: Saite Oficial Tarsila do Amaral


Confira também
Veja Programa sobre Antropofagia na Cultura Brasileira
Tarsila do Amaral - Vida e Obra


Mostra permanente de cinema www.outrocine.blogspot.com - Outro jeito de ver cinema

2 comentários:

Vanuza Pantaleão disse...

YERKO, meu AMIGO! Sim, já o considero como tal.Que Felicidade vê-lo no meu humilde espaço.Sim meu querido, vou precisar da sua relevante AJUDA em termos de blog, principalmente nesse tópico que está me enlouquecendooooo,rssss:COMO MEU BLOG PODERIA SER ADICIONADO PARA PESQUISA NA BUSCA DO GOOGLE? Ah! Yerko, nesse momento, eu me sentiria a mulher mais feliz do mundo se conseguisse desvendar esse mistério!!! A NOSSA TARSILA vai me perdoar por me "aproveitar" do seu comentário, afinal com o HUMANISMO E CULTURA que ela possuía, garanto-lhe que se compadeceria de mim.UM AFETO ENORME! Tua amiga, Vanuza

Yerko Herrera disse...

Vanuza! Muito obrigado pela confiança e pela a amizade que tu está me presenteando. Sinto-me alegre de verdade.

Vou tentar responder tua pergunta lá no teu blogue.

Ah, e tenho certeza que a Tarsila não ficará chateada!

Beijão.
Y.H.