quarta-feira, 7 de março de 2007

Tarsila do Amaral - Vida e Obra

Amaral, Tarsila do (1886 - 1973)


Auto-Retrato I, 1924

Biografia
Tarsila do Amaral (Capivari SP 1886 - São Paulo SP 1973). Pintora, desenhista. Estuda escultura com William Zadig (1884 - 1952) e com Mantovani, em 1916, na capital paulista. No ano seguinte tem aulas de pintura e desenho com
Pedro Alexandrino (1856 - 1942), onde conhece Anita Malfatti (1889 - 1964). Ambas têm aulas com o pintor Georg Elpons (1865 - 1939). Em 1920 viaja para Paris e estuda na Académie Julian e com Emile Renard (1850 - 1930). Ao retornar ao Brasil forma em 1922, em São Paulo, o Grupo dos Cinco, com Anita Malfatti, Mário de Andrade (1893 - 1945), Menotti del Picchia (1892 - 1988) e Oswald de Andrade (1890 - 1954). Em 1923, novamente em Paris, freqüenta o ateliê de André Lhote (1885 - 1962), Albert Gleizes (1881 - 1953) e Fernand Léger (1881 - 1955). Entra em contato como o poeta Blaise Cendrars (1887 - 1961), que a apresenta a Constantin Brancusi (1876 - 1957), Vollard, Jean Cocteau (1889 - 1963), Erik Satie, entre outros. No ano seguinte, já no Brasil, com Oswald de Andrade, Olívia Guedes Penteado (1872 - 1934), Mário de Andrade e outros, acompanha o poeta Blaise Cendrars em viagem às cidades históricas de Minas Gerais. Realiza uma série de trabalhos baseados em esboços feitos durante a viagem. Nesse período, inicia a chamada fase pau-brasil, em que mergulha na temática nacional. Em 1925 ilustra o livro de poemas Pau-Brasil, de Oswald de Andrade, publicado em Paris. Em 1928, pinta Abaporu, tela que inspira o movimento antropofágico, desencadeado por Oswald de Andrade e Raul Bopp (1898 - 1984). Em 1933, após viagem à União Soviética, inicia uma fase voltada para temas sociais com as obras Operários e 2ª Classe. Em 1936 colabora como cronista de arte no Diário de São Paulo. A convite da Comissão do IV Centenário de São Paulo faz, em 1954, o painel Procissão do Santíssimo e, em 1956, entrega O Batizado de Macunaíma, sobre a obra de Mário de Andrade, para a Livraria Martins Editora. A retrospectiva Tarsila: 50 Anos de Pintura, organizada pela crítica de arte Aracy Amaral e apresentada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ e no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - MAC/USP, em 1969, ajuda a consolidar a importância da artista.

Retrato de Oswald de Andrade , 1922 óleo sobre tela, c.i.e. 61 x 42 cm Coleção Particular Reprodução fotográfica Romulo Fialdini

A Caipirinha , 1923 óleo sobre tela, c.i.d. 60 x 81 cm Coleção Particular Reprodução fotográfica Romulo Fialdini

Abaporu , 1928 óleo sobre tela, c.i.d. 85 x 73 cm Colección Costantini (Buenos Aires, Argentina) Reprodução fotográfica Romulo Fialdini
Fonte: ItaúCultural
Conheça mais da vida e obra de Tarsila do Amaral no site do Itaú Cultural
Veja Programa sobre Antropofagia na Cultura Brasileira




Curtas-metragens do mundo inteiro em www.outrocine.blogspot.com - Outro jeito de ver cinema

18 comentários:

Anônimo disse...

Ola achei muito interessante e meu professor de artes vai adorar minha pesquisa sobre Tarsila do Amaral.

Yerko Herrera disse...

Obrigado pelo comentário!!! Espero que teu professor goste!

Abração.


www.outrocine.blogspot.com

Anônimo disse...

Muito bom!!!
Gosto das obras da Tarsila.

bj

Yerko Herrera disse...

Também gosto! Ela era muito boa!

Beijos.

Anônimo disse...

gostei muito desse site,tenho um trabalho para fazer e este site me ajudou muito, mas isto não era bem o que eu queria tenho 10 anos e, preciso mais da vida da tarsila do amaral e, este site fala mais das obras da tarsila do amaral, mas muito obrigado adorei este site!!!!

Anônimo disse...

Ola, estou escrevendo minha monografia sobre a tela Abaporu,mas nao encontro nada relacionado à analise da mesma. iremos analisar os aspectos sociologicos e comparar com alguma obra literaria do mesmo periodo do Modernimo....Vc poderia me ajudar??

Unknown disse...

Gosto muito de Tarsila Do Amaral !!
Acho as obraas del lindaas !!
Muito perfeiitaa !!
Ameii encontrar esse site !!
MInha prof... Di ed:Artística vaii amaar minha pesquisaa !!
Bjiinhos !!

Unknown disse...

ela era simplesmente genial

Blog da Rayara. disse...

tÔ prescisando de poesias e naum axo!

laison disse...

Rayara add no msn

Unknown disse...

minha professora vai me dar nota10,pelo trabalho que estou fazendo sobre tarsilas do amaral.
vcs estão de parabéns por ter esposto a vida e obras do tarsilasdo amaral.
parabéns

Unknown disse...

nós adoramos a pesquisa sobre TARSILA DO AMARAL.Temos certesa q tiramos 10 em ARTES!!!!!!!!!!!!!!.ASS:Elaine & Isabelly.

disse...

Cá estou, pesquisando sobre a vida e obra de Tarsila quando o google me remete ao teu blog... Estou elaborando um projeto para trabalhar sobre Tarsila com meus pupilos... bjs

Fernanda disse...

olá ,
eu tenho um trabalho pra fazer sobre a tarsila do amaral e acho q o q tem aqui é bom de + pro meu trabalho.Com certeza vou tirar um dez.s

Gracita disse...

Seu blog é sensacional.arabéns!

Anônimo disse...

otimo

Anônimo disse...

Muito obrigada,este site me ajudou muito em meu trabalho
e minha professora adorou... A vida e obra de Tarsila muito bom.. beijos.

Anônimo disse...

adorei ate que fim achei ok eu keris muit0o obrigado bjs vou tirar 10 no trabalho