sábado, 10 de fevereiro de 2007

Curta-Metragem sobre o Manguebeat


O Mundo é uma Cabeça

Gênero Documentário
Diretor
Bidu Queiroz, Cláudio Barroso
Ano 2004
Duração 17 min
Cor Colorido
Bitola 35mm
País Brasil
O Manguebeat é um movimento que eclodiu no início dos anos 90 em Pernambuco. E o filme mostra essa história e a trajetória do seu principal protagonista: Chico Science.


O Mundo é uma Cabeça
Ficha Técnica
Fotografia Paulo Jacinto Reis (Feijão) Roteiro Cláudio Barroso, Bidu Queiroz Empresa produtora Beluga Produções, Truques Cinematográficos, Neander Filmes Edição de som Carlos Cox Montagem João Maria Araújo Trilha Sonora Chico Science, Otto, Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, Mestre Ambrósio, Ortinho

Prêmios
Os 10 Mais - Escolha do Público no Festival Internacional de Curtas de São Paulo 2005Prêmio Cachaça Cinema Clube no Festival Internacional de Curtas de São Paulo 2005Prêmio Unibanco de Cinema no Festival Internacional de Curtas de São Paulo 2005

Festivais
Cine PE 2005


Assista mais curtas em OutroCine - mostra permanente de cinema

17 comentários:

Anônimo disse...

o chico science nunca foi e nunca sera o verdadeiro criador do mangue beat por-que quando chico science conheceu joão higino filho o mangue beat já estava criado gravado em fita e escrito cifrado as musicas manguetown praeira da lama ao caos a cidade chico science nunca foi o verdadeiro compositor o verdadeiro compositor é joão higino filho chico science era só pra divulgar o mangue beat mas a gravadora sony music decidio colocar chico science induzindo ao ero como criador mas não era roubaram o verdadeiro dono que é joão higino filho idealizador do mangue beat provas se tém de sobra infelismente a verdade vai apareser em breve mas tarde do que nunca digite you tube joao higino filho la esta o verdadeiro criador do mangue beat

Yerko Herrera disse...

É uma informação que desconhecia. Se isso realmente é um fato, seria interessante que ao menos se dê a devida atenção para verificar a veracidade de tal informação. Não sei se quem escreveu este comentário é o próprio João Higino Filho, ou se fala em seu nome, mas, que fique claro, que tal afirmação é de total responsabilidade de quem a escreveu, e eu Yerko Herrera, isento-me de qualquer responsabilidade. Não contesto nem credencio o comentário acima, pois não tenho nada a ver com o ocorrido narrado e nem tenho condições de atestar sua veracidade como tampouco contestá-la, não cabendo isso a mim.

Apesar de não me responsabilizar pelo dito, sou o responsável pelo Música&Poesia, no entanto, não vejo nada de ofensivo na mensagem supracitada para apaga-la. Se alguém demonstrar que estou enganado, ou se sentir lesado, por favor, avise-me que tomo a medida mais prudente. Enquanto isso, respeitando a liberdade de expressão e o direito de contestação e protesto, fica aqui o registro, acima deste, do comentário, cujo autor desconheço e nem sei se realmente se trata do próprio João Higino Filho, que tampouco sei se existe. Porém quem o escreveu deixou um email, do qual desconheço a validade, e uma dica para quem quiser, segundo ele, verificar o que diz.

Torço para que a verdade, independente de qual for, venha a tona.

Yerko Herrera.
www.musicapoesiabrasileira.blogspot.com

Anônimo disse...

yerko voce esta isento de qualquer coisa. já venho lutando a 19 anos contra essas pessoas que se intitulam-se icones e criadores do mangue beat. não se assuste com isso eu joão higino filho que te escrevo a história verdadeira é essa eu joão higino filho criei o mangue beat na epóca de 1989 o mangue beat já tinha uma fita gravada por mim tocando violão e cantando as musicas manguetown a cidade praeira da lama ao caos e as musicas já estavam definidas o nome mangue beat é meu o nome nação zumbi é meu a ideia do clip dentor da lama é meu a fita contia como fazer o mangue beat. botar pra frente e foi isso que aconteceu eu estava na rua paulista e ouvia o chico science e seus amigos do lamento negro ensaiarem e ouvindo que eles só tocavam afroxe nos tambores o meu mangue beat já estava pronto com musicas e ideias totalmente minhas. eu não conhecia o chico science foi quando eu perguntei a um amigo quem tocava aqueles tambores e ele disse é uns caras ai e eu pedi pra chamar o chefe daquela batucada e ele veio chico science gilmar du peixe e outros entregantes e disse para ele o chico science que eu tinha um projeto musical e queria que ele divulgase ele ouvil fechamos um acordo verbal e ele disse que assumiria o meu mangue beat para divulgar ele mostrou a um musico de nome bactéria que tocava teclado e o baquitéria achou maravilhoso dai em diante eles montaram a banda de nome nação zumbi que estava no relato das musicas como seria o mangue beat vi chico science tres vezes antes uma vez ele veio se escondendo pra me da um susto e me abraçou como a um irmão apertando os meus braços me sacudindo dizendo joão joão joão todo feliz da vida e se despedio muito contente. sorrindo muito como se tivesse ganhado na loteria aqui não dá pra contar tudo.agora a parte triste da gravadora sony music quando o chico estava divulgando o meu mangue beat na gravadora universal a gravadora sony se entereça no mangue beat pra ganhar muito dinheiro e tomar o meu mangue beat marca e patentes a gravadora começou mandar e dismandar em chico e no naçao tomava decissões contra vontade de chico faziam o que queriam essa prova existe no broncas de chico no site mangue beat outra coisa chico science e nação zumbi deram uma entrevista na mtv quando os apresentadores cuca e edgard diz chico quem criou o mangue beat e chico science responde foi um maluco que féz e eu peguei e botei pra frente essa entrevista foi ao vivo para todo o brasil e eu quando vi já achei muito estranho e nada de chico vim falar comigo pra saber o que é que estaria acontecendo mas desconfiei depois eu liguei pra mtv e perguntei se era possivel se eles poderiam mandar uma copia dessa entrevcista era uma prova e contei a minha cituação que chico levou o mangue beat não deu esplicações e o rapaz que me atendeu disse que não poderia por que a gravadora sony esteve aqui atras dessa entrevista e levol embora e todos arquivos de chico science na noite do acidente ele procurou a banda e disse vamos resolver aquela branca em peixinhos todos se negaram e ele veio só achei o acidente dele estranho como ele não pode-se falar comigo e revelar alguma coisa do que se tinha acontecido desde que ele levou o meu mangue beat de 1989 a 1997 não consigo imaginar por que ele não falou comigo antes ele teve todo o tempo possivel eu tentei procuralo mas sofri represaria por que o nome de chico science estava no alge quando eu dizia que eu era o verdadeiro dono era ameaçado de ser linchado ou coisa parecida foi enquanto ele fazia sucesso eu passava sufoco apos sufoco foi quando eu vi que eu fui passado pra tras agora tenho provas uma delas é o manuscrito de chico science da musica a cidade só que a caligrafia que esta lá no nome dele é a minha só uma pericia tecnica resolve a outra é a entrevista na mtv que ele nega que criou o mangue beat e tenho tambem testemunhas que me viram gravando na fita. yerko voce não tem culpa de nada seu site é corajoso voce é um cara verdadeiro muitos. daria as costas pra mim mas voce não não te conheço mas voce corajoso como o chico science chau um abraço

Anônimo disse...

o nação zumbi esta sem saida não podem esplicar o que não podem se esplicar e tambem vão ter que esplicar o que se ocorreu desde 1989 ate os dias de hoje ao verdadeiro compositor do mangue beat acho que eles estão com vergonha de velo frente a frente

joão higino3 disse...

yerko voce deve e tem o direito de saber da verdade como jornalista tem que saber de todos os fatos que ocorreu sobre o mangue beat oius no seu espaço de comentarios se fala quase tudo do mangue beat mas só não falam da parte que eu joão higino filho não falam de mim mas por que? por que eu fui passado pra trás como qualquer compositor fica de fora de suas proprias musicas que as fez isso acontece todo tempo voces podem ter visto por ai alguem que foi lesado ou passdo pra tras como eu fui voces tem todo os direitos de saber a verdade sobre o mangue beat o antes durantes e depois eles só contam o durantes e depois de chico eles não contam o antes por que?por que lels não sabem o que aconteceu antes eu vejo nos setes que ulguns jornalistas e escritores falam que um féz um livro outro féz um filme e eu fico pensando, isso não existil ta tudo errado não foi assim, que aconteceu o que eu posso fazer pra provar que o mangue beat é meu provas eu tenho se vinherem me desfazer tenho testemunhas que me viram tocando e cantando e gravando o mangue beat numa fita fita da qual o chico science depois mostrou na epoca a um musico de nome bactéria que hoje esta na banda mundo livre s/a se esse bactéria ainda estiver com essa fita que é fundamental de prova vai se ver que ali não esta chico cantando que sou eu tocando e cantando as musicas a cidade manguetown da lama ao caos espero que esse bactéria se lembre pois eu vi uma entrevista na tv ao vivo canal 11 aqui universitária onde ele diz o bactéria que chico mostrou essa fita a ele como ele era tecladista achou muito bom o trabalho que estaria gravado na fita e dai por diante eles foram botar pra frente o que eu quero são os meus direitos altorais como qualquer compositor e criador de qualquer coisa quer ser reconhecido pelo seu trabalho é só isso que eu quero

joão higino3 disse...

até aqui não se apresentaram ninguem que escrevel livros filmes e e documentarios sobre o mangue beat que eu joão higino filho falei nem da familia do chico science nem o advogado da familia nem os irmãos para esclarecer de uma vez por todas a veracidade dos fatos que aconteceu sobre o mangue beat infelezmente caiu a fixa pra mim de que eu fui passado pra tras mesmo fui roubado mesmo ninguem quer vir a mim para esclarecer sei que muitos ganharam muito dinheiro muita fama as minhas custas e não querem falar sobre o assunto mas eu vou em frente para espero que se alguem acreditou em mim eu agradeço as outras minhas musicas já estão no youtube tocando sem banda só eu e Deus ( digite= joao higino filho )e eu estou lá comesando tudo outra vez mas espero que alguem acredite em mim e no meu potencial de musico e compositor se alguem se entereçar as minhas musicas estão a dispor. de quem quiser divulgar bandas comesando bandas pequenas ou grandes esta la as musicas do mesmo altor do mangue beat só que em outro estilo pop rock mas tenho outras musicas para divulgar mas não tenho patrocinador para colocalas pra frente espero que apareça alguma banda aqui termino esperando que alguem tenha conciência de devolver os meus direitos altorais do mangue beat e que queria saber da familia do chico science que sei que eles já devem saber sobre mim. se o chico science recebeu todos os direitos altorais das vendas das 350.000 mil copias das porcentagem de vendas 6,50% e arrecadação do ecad desde 1993 a 1997 se ele recebeu esse dinheiro. se não recebeu me enforme por que eu sei onde esta. a familia do chico science tem que falar comigo urgente não quero discutir só quero esclarecer tudo não quero brigar na justiça mas quero esplicar o que aconteceu

joão higino Filho disse...

eu joão higino filho espero que a familia do chico science não fiqui definitivamente com o meu mangue beat como herança pois custou o meu suor e meu trabalho que tive pra fazer e cria-lo espero não ser pessado mas estou precisando dos meus direitos altorais pra colocar outras musicas minhas pra frente e construir um studio proficional aqui em peixinhos olinda talento é o que não me falta graças a deus e espero a comprienção de todos pois sou pobre e não recebi nada ate hoje tudo que eu fiz foi criar algo que não existia e que todos gostaram não só no brasil mas no mundo e fui descartado injustamente por causa da ganancia dos outros que só quiseram me passar pra tras mas não tem problema não espero a conciência de que o mangue beat não foi uma herança deixado pelo o chico science infelizmente. espero que quando eles diserem foi herança do meu filho ou do meu pai ou do meu irmão ou do meu tio seja lá o que for lembre-se de mim que sou o verdadeiro dono do mangue beat e que essa herança pertence a mim joão higino filho aqui deixo o meu lembrete não de desespero pois temho talento de refazer tudo de novo mas pessa pra mim muito se a familia de chico não quiser saber de nada que fique mas depois vai pessar na hitória depois por que a história musical vai contar o que aconteceu querendo ou não espero que mude pra que chico sscience fique como deveria ser como divulgador do mangue beat e eu joão higino filho fico com que é meu e assim a historia depois vai contar a verdadeira historia do mangue beat tenham uma boa conciência chau..............

joão higino filho disse...

estou com um novo clip no youtube estilo mangue beat quem quiser ver só é digitar no youtube joao higinoo nome da musica se chama o meu mangue beat não tenho dinheiro pra fazer uma super produção mas todas as minhas musicas que eu fíz estavam em fitas k7 ou videos caseiros fíz o que eu pude pra deixar mais ou menos dos outros clips que eu tenho ate aqui ninguem da familia de chico science e da banda nação zumbi se pronunciaram sobre os meus direitos altorais das minhas musicas a cidade - paraeira - manguetown - da lama ao caos - e da musica o meu maracatu pesa uma tonelada - ninguem quer se pronunciar sobre quem deve ficar com o mangue beat definitivamente eu que sou o unico dono ou eles que estão inapropriadamente com o meu mangue beat espero que eles tenha juizo pra devolver meus bens que eu tanto trabalhei de dia de madrugada a tarde de todas as horas que eles não sabem que eu trabalhei sei que é dificil de devolver pois esta com eles o meu mangue beat muito tempo mas não lhes dar o direito de ficar pra sempre com eles eles? eu digo da gravadora sony music e do nação zumbi e outras pessoas que ganharam fama e dinheiro com as minhas musicas ; joão higino filho o verdadeiro criador idealizador e compositor do mangue beat

Unknown disse...

Primeiro, vocÊ não pode dizer “meu manguebeat, manguebit” , que seja, o manguebit serviu como porta voz e expressava os ideiais de uma geração.
Segundo: O ritmo que “você inventou” não seria nada sem o manifesto, sem Fred e sem Chico... o Lucio, Fred e o Dengue trouxeram tambem as influencias deles... o manguebit foi feito por diversas cabeças e seria inútil alguém dizer que “criou” aquilo, não faz o mínimo sentido. Por que o manguebit é isso, uma mistura, passado e presente, tradição e inovação, os fatos que acontecia em Recife em 80-90 e o que acontecia no resto do mundo.
Sem dúvida que sem a praieira, manguetown, lama ao caos o mangue não tinha chegado onde chegou... mas sem Chico, Fred e companhia, essas composiçoes estariam mofando ai nas suas k7.

E, andei procurando aqui na net, todas as musicas que voce\seu pai fez, sei lá, estão devidamente identificadas como escritas por João Higino

Unknown disse...

Se o problema for o reconhecimento, dinheiro dos direitos autorais, junte as suas inumeras provas e vá na justiça... se você pode provar, não tem porque deixar de lutar....
nao tou defendendo os grandes, a banda e nem ninguem... tou tentando ser imparcial, mas se for verdade o que voce disse, pode contar com meu apoio...

Anônimo disse...

kamilla não é só por direitos altorais e reconhecimento e dinheiro e saber como foi que o chico science e o nação zumbi fizerão contrato com as gravadoras sem o meu conhecimento e sem a minha permissão é ai que esta o erro que ouve entre eles por que quem fecharia contrato com as gravadoras seria eu joão higino filho músico e compositor e criador do mangue beat. eu não poderia dar entrada na jústiça sem antes saber o que ouve na verdade com eles com as gravadoras por que eu fiquei sabendo que alguem disse pra o chico science que eu tinha um empressario que tinha acertado tudo comigo que eles poderiam gravar com meus repertorios com as músicas manguetown-praeira-a cidade- da lama ao caos- e etc... o que eu sei é que o chico science foi enduzido ao erro, a fechar contrato com a gravadora sony music e gravar as minhas músicas sem minha permissão eles o chico science só tinha o direito de só divulgar o mangue beat e não de fechar contratos com gravadora e de colocar os nomes deles nas minhas músicas e eu nunca tive empressario algum e quem disse ao chico science que eu tinha empressario naquela época mentil pra ele: eu nunca fui idenizado e nem pago até os dias de hoje. e se eu desse entrada na jústiça eu teria que encriminar o chico science e o nação zumbi por apropriação endevido e muitas coisas mais e é por isso que eu não posso agora dar entrada na jústiça antes de ouvilos. e depois se eles não quiserem devolver o meu mangue beat com marcas e patentes e todos as minhas composições eu espero que eles devolvam tudo por que senão eu vou ter que levalos a jústiça que seria a ultima coisa que eu poderia fazer agora; joaohiginofilhoiss@hotmail.com youtube joão higino

Anônimo disse...

e outra coisa estou procurando o vocalista do nação zumbi dúpeixe pra falar com ele se alguem poder falar com ele e dizer que eu joão higino filho quero falar que se ele e o nação zumbi não vinherem falar comigo o más rapido possivel pra resolver se vão devolver o mangue beat pacificamente ou não pois se não devolverem eu joão higino filho criador e idealisador do mangue beat vou ter que ir a jústiça pra requerer marcas e patente do mangue beat e todos os direitos altorais que tenho total direitos o que podera ocorrer que caso eu ganhe a causa pela jústiça eu tomarei medidas concretas de não deixarei más o nação zumbi se apresentar gravar tudo que se refere ao mangue beat exemplo; perderão seus empregos ficarão de fora do mangue beat como eu fiquei espero que jorge dúpeixe tenha acesso a esse comentário pois se eu ganhar a causa vou demitilos de véz por falta de éticas por partes deles de nãoi me reconhecerem de fato como o unico criador e idealisador do mangue beat sem prestar contas comigo me igunorando pervesamente sem me dar a chance de me defender sobre os meus direitos que eles se aproveitaram as minha s custas e respondendo a kamilla ai em cima não foi o meu pai e eu quem féz as músicas foi eu só. joão higino e joão higino filho sou eu mesmo a pessar que o nome do meu pai é o mesmo do meu. as vezes eu escrevo só joão higino e as vezes eu escrevo joão higino filho ok...

joão higino Filho disse...

A CIDADE - Chico Science (letra e vídeo)
letras.mus.br › Punk Rock › Chico ScienceCompartilharA CIDADE - Chico Science Letras de músicas - Letras.mus.br. ... Composição: joão higino filho músico compositor criador idealizador do mangue beat ...

joão higino Filho disse...

[PDF]
O MANGUEBEAT NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
www.parabolaeditorial.com.br/.../8OMANGUEBEAT-...CompartilharFormato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Visualização rápida
de OMNASA DE - Citado por 2 - Artigos relacionados
www.smoler.com.br/manguebeat, para analisar a letra mais atentamente? “A cidade”. Chico Science. Composição: João Higino Filho. O sol nasce e ilumina ...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Cara, sinceramente, dei uma olhada nas suas músicas no YouTube e com todo respeito, são toscas e simples! Não tem nada haver com o que vc diz ser "sua criação" para de mentir que tá feio! Respeite a memória de quem não está mais aqui pra se defender!!! Não sei se vc é um oportunista ou um maluco...

joão higino Filho disse...

Pra você pode até ser. Mas depois que colocar numa Banda e um Studio profissional será muito diferente do que você pode estar pensando.