terça-feira, 8 de maio de 2007

Baixe Disco Completo da banda Numismata

O Música&Poesia tem o prazer de disponibilizar uma preciosidade musical lançada em 2003, mas, infelizmente, pouco difundida. Trata-se do CD de estréia da banda paulista Numismata, intitulado Brazilians on the moon. A Numismata pode ser resumida como uma banda de rock que toca samba, porém, é injusto e raso descrevê-los assim. O primeiro parágrafo de apresentação da Numismata no saite do selo independente, Outros Discos, pelo qual foi lançado Brazilians on the moon, diz que o grupo, formado em 2002, "compõe sambas que parecem saídos de um Carnaval de 1965 e que são tocados por gente que cresceu ouvindo Leonard Cohen e Miles Davis. E soam como uma banda de garagem tocando marcha-rancho." Contudo, em sua página na TramaVirtual, a classificação que surge é de uma banda que "mistura samba com rock, psicodelia, guitarras distorcidas, tamborins e alegorias", descrição que já dá uma idéia melhor do que se está pra ouvir.

O segundo álbum da Numismata, com 16 faixas, prometido pra setembro deste ano, terá o nome de Chorume. Enquanto ele não chega, o Música&Poesia coloca, além de Brazilians on the moon completo, a demo Módulo Experimental Zero (2001) pra download. Abaixo o arquivo pra baixar e o tocador pra ouvir aqui mesmo o disco completo.

Baixe aqui Brazilians on the moon completo (14 faixas) + Módulo Experimental Zero


Ouça o disco completo + demo

Todas as músicas que se encontram aqui estão livremente disponíveis para download no saite da TramaVirtual


Numismata é formada pelo guitarrista e líder Adalberto Rabelo Filho, o baixista Carlos H., o baterista Felipe Veiga, o vocalista Piero Damiani e o guitarrista André Vilela.


Numismata - Brazilians on the moon

"Brazilians on the Moon", o primeiro disco da banda Numismata é uma surpresa que traz: guitarras e samba, psicodelia e tamborins, sambão deslavado e distorção nos pedais no melhor estilo space samba (psychedelic/ samba/rock n roll/bossanova/dixieland).

As participações especiais no CD dão o tom do ecletismo: Jards Macalé, Skowa e Vanessa Krongold (Maybees e Ludov).

Diz Bruno Saito na Folha de São Paulo:

"Ainda não há em nenhuma loja de discos uma prateleira para as bandas de samba-indie psicodélico. Nem haveria como. O termo é uma criação recente, do produtor Maurício Bussab para a banda paulistana Numismata.

Tudo isso não é uma grande bobagem e pura estratégia de marketing apenas porque o grupo, que estréia com "Brazilians on the Moon", realmente transpira os três fatores e não se encaixa perfeitamente em nenhum estilo.

"Quem precisa de rótulo é apenas o lojista, que não saberia onde colocar nosso álbum", diz o letrista e guitarrista da banda, Adalberto Rabelo Filho.

O músico criou o conceito do Numismata a partir de experiências anteriores em duas bandas das quais participava, uma de indie e outra de MPB.

"Chegou um momento em que comecei a achar meio boba essa coisa de ter de ser uma pessoa num show de MPB e outra num show de rock alternativo."

Rabelo largou a vida dupla e resolveu assumir seus gostos. Sem atropelos. No Numismata, não há barreiras entre diferentes universos. Uma mesma canção pode começar como um sambinha triste, encontrar guitarras típicas de bandas de garagem para depois terminar como se fosse impossível dissociar um estilo e outro. "

Fonte: OutrosDiscos

Nenhum comentário: