terça-feira, 28 de agosto de 2007

Brasileirinho – Grandes encontros do choro

Documentário sobre choro estréia nos cinemas
da redação do Gafieiras

Apaixonado pelo Brasil, o cineasta finlandês Mika Kaurismäki acaba de colocar nos cinemas um novo documentário sobre a música nacional. Em 2002, o alvo foi o samba em Moro no Brasil e agora é a vez do choro em Brasileirinho – Grandes encontros do choro. O longa - que foi filmado em 2004, lançado em 2005 em Berlim e só agora chega comercialmente à terra que o pariu – está sendo exibido deste ontem, 24 de agosto, em poucos cinemas no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Salvador, Porto Alegre e Belo Horizonte.

“Além da música, meu foco está também nas pessoas, suas vidas e emoções. O Brasil é um país de muitas contradições, de grandes contrastes sociais. Boa parte da população vive em luta constante para sobreviver. Mas no fim, a alegria sempre vence! E nesta batalha entre tristeza e alegria, a música exerce um papel fundamental. [No filme] uso o Choro como plataforma para lançar comparações tais como: de que forma a música reflete no que o povo, como entidade social, faz do seu cotidiano, e como este mesmo povo é refletido através da sua expressão e interpretação musical. É interessante observar como elementos diferentes reagem uns aos outros, dentro dos seus respectivos habitats”, afirmou o mais brasileiro dos finlandeses no site oficial do filme.

Com direção musical de Marcello Gonçalves (Trio Madeira Brasil), o documentário enquadra os melhores músicos da atualidade, desde veteranos como Paulo Moura, Jorginho do Pandeiro e Zé da Velha até a nova geração de Yamandú Costa, Hamilton de Holanda e Maionese, passando por intérpretes como Zezé Gonzaga, Pedro Miranda, Ademilde Fonseca, Elza Soares, Teresa Cristina e Guinga. O CD com a trilha sonora traz 16 faixas, entre elas “Santa Morena” (Jacob do Bandolim), “Um chorinho pra você” (Severino Araújo), “Cochichando” (Pixinguinha, João de Barro e Alberto Ribeiro) e “Brejeiro” (Ernesto Nazareth), está saindo pela gravadora Rob Digital e terá show de lançamento na próxima quarta-feira, 29 de agosto, no Caneco Petrobrás, Rio de Janeiro.


Fonte: Gafieiras


Assista trailer de Brasileirinho – Grandes encontros do choro abaixo:

Brasileirinho trailer (WMV)

Brasileirinho trailer (QUICKTIME)

3 comentários:

Anônimo disse...

olá yerko
aqui é o dafne do gafieiras. você conhece uma gravação que o grande paulo diniz fez de "josé" do drummond? é linda. é de um disco dele de 1973 chamado "e agora josé".
se não conhecer baixe o disco no loronix... olha o link aí.

http://rapidshare.com/files/51104546/PauloDinizPauloDiniz-zl.zip

Yerko Herrera disse...

Grande Dafne!!!

Não conheço essa gravação, mas, assim que der, vou baixar pra ouvir! Valeu a dica!!!

E parabéns pelas excelentes matérias do Gafieiras! Sempre muitas novidades.

Seja bem-vinda a este humilde blogue.

Beijão.

Anônimo disse...

olá yerko
entro com frequência no seu "humilde blogue".
mas uma correção. apesar do nome, sou O dafne, e não A dafne. mas já te adianto, fique tranquilo, pois como já tenho 33 anos, estou acostumado a ter meu nome trocado (principalmente na internet).
agora, uma outra coisa, queria aproveitar e te fazer um convite. lá no site temos uma coluna chamada '5prauma'. você gostaria de participar? são cinco indicações de músicas brasileiras, de qualque época, qualquer gênero.
o link da última é esse
http://www.gafieiras.com.br/Display.php?Area=Colunas&SubArea=Colunas&css=1&ID=208&IDEscritor=136