quarta-feira, 29 de agosto de 2007

O que merece ser lembrado em 29 de Agosto

Nascimento de Aleijadinho
Responsável por uma arte admirada e reconhecida como a mais importante do Barroco Brasileiro.

Aleijadinho = Barroco Brasileiro

Antônio Franscisco Lisboa, o Aleijadinho, é um mistério para historiadores que discutem a autoria de muitas das obras a ele atribuídas. Escultor, entalhador, santeiro e arquiteto é responsável por uma arte admirada e reconhecida como das mais importantes do barroco brasileiro.

Filho de escrava negra e pai português há registros que nasceu em 29 de agosto de 1738. Aos 28 anos, herda o ofício do pai e é respeitado por toda a Vila Rica (Ouro Preto). É afetado por doença, até hoje desconhecida dos pesquisadores, que lhe causa deformação no corpo. Passa a esculpir em pedra-sabão e executa aquela que seria sua obra-prima: Os Profetas de Congonhas do Campo. O artista, carregado por escravos e trabalhando com instrumentos presos aos braços, esculpe monumentais estátuas, representando os 12 profetas da Bíblia. Cada profeta com o rosto de um inconfidente. Muito doente ao concluir a obra muda-se para a casa da nora, onde fica até sua morte em 1814, aos 75 anos.

Fonte: AlmanaqueBrasil


O Almanaque Brasil está sob licença Creative Commons. A cópia e reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que dado o devido crédito à publicação e aos autores.

Nenhum comentário: