quinta-feira, 16 de agosto de 2007

O que merece ser lembrado em 16 de Agosto

A morte de Bertha Celeste
Poeta paulista, é autora da versão em Português de Parabéns a Você.


A melodia de Parabéns a Você nasceu nos Estados Unidos no final do século 19. Duas professoras compuseram Good Morning to All (Bom dia para todos), mais tarde rebatizada como Happy Birthday to You (Feliz Aniversário para Você). Em 1933, virou tema de peça na Broadway e se espalhou pelo mundo.

Aqui, até a década de 1940, cantávamos em inglês. O pesquisador, compositor e radialista Almirante lançou concurso em seu programa de música brasileira na Rádio Tupi: uma letra em português para a canção. Dentre cinco mil concorrentes, venceu a poeta Bertha Celeste Homem de Mello, de Pindamonhangaba, São Paulo. Escrita em cinco minutos, trazia mais riqueza de versos - em inglês, o verso Happy birthday to you é repetido quatro vezes. Bertha tinha 40 anos. Doutorou-se em letras e, sob o pseudônimo de Léa Magalhães, escrevia sobre a vida interiorana, o cotidiano do homem do campo. Morreu em 16 de agosto de 1999, aos 97 anos, gloriosa: milhões de brasileiros cantam sua versão todos os dias.


Fonte: AlmanaqueBrasil

O Almanaque Brasil está sob licença Creative Commons. A cópia e reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que dado o devido crédito à publicação e aos autores.

Nenhum comentário: