domingo, 5 de agosto de 2007

O que merece ser lembrado em 5 de Agosto

5 de Agosto: Morte da Pequena Notável
Um mito com a cara do Brasil

"Olhem para mim e vejam se não tenho o Brasil em cada curva do corpo."

Assim Carmen Miranda respondia àqueles que colocavam sua brasilidade em dúvida.

Mito no Brasil e nos EUA, a Pequena Notável estava no auge da carreira, em 1946, e rodava seu último filme na Fox, If I'm Lucky (Se eu fosse feliz). Depois de um intervalo, volta para o estúdio apressada e, numa cena de rodopio, o fotógrafo capta o descuido: estava sem calcinha. A foto irrita o senador McCarthy, que inclui Carmen na lista de "caça às bruxas". Outras versões dizem que ela jamais usava calcinha.

Na última viagem ao Rio em 1954, com esgotamento nervoso, fica apenas quatro meses: "Minha saudade do Brasil é maior que o Pão de Açúcar", diz à Rádio Nacional. De volta aos EUA, um colapso cardíaco a fulmina em 5 de agosto de 1955. Ao enterro, no cemitério de São João Batista, comparecem mais de um milhão de pessoas (metade da população do Rio de Janeiro).

Fonte:
AlmanaqueBrasil


O Almanaque Brasil está sob licença Creative Commons. A cópia e reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que dado o devido crédito à publicação e aos autores.

2 comentários:

Anônimo disse...

ola! é sempre bom entrar no teu blog e VÊR K HÁ SEMPRE COISAS BOAS PA LÊR . CONTINUA A INFORMAR AS PESSOAS K ISSO É K É O PRINCIPAL. BJO
CARLA GRANJA

Yerko Herrera disse...

Valeu por toda a força Carlinha!!! Beijos, tu é sempre bem-vinda aqui!!!