terça-feira, 5 de junho de 2007

Erasmo com grandes convidados em disco novo

Tremendão de turma nova
Erasmo (re)atualiza sua rica obra com convidados: Chico Buarque, Milton Nascimento, Djavan, Zeca Pagodinho, Los Hermanos e Skank.

por Edson Wander

Vinte e sete anos atrás, Erasmo Carlos colocou suas canções a serviço de estabelecidos e noviços nomes da música popular brasileiro. De estabelecidos à epoca, Erasmo Carlos Convida I teve duetos dele com Gal Costa, Tim Maia, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Maria Bethânia e os novatos eram As Frenéticas e A Cor do Som. Agora, o "Tremendão" inverte a equação e completa o giro pelos estabelecidos (alguns já desde a primeira versão) e novatos da MPB ao rock tupiniquim. Estão em Erasmo Carlos Convida II (Indie Records) Chico Buarque, Milton Nascimento, Djavan, de um lado, e Zeca Pagodinho, Los Hermanos e Skank, de outro.

Erasmo Carlos é um sujeito muito esperto e evitou obviedades, ainda que na seleção das 12 faixas estejam alguns dos grandes sucessos dele com o parceiro Roberto, como Cama e Mesa (tranformado num "fundo de quintal" com Zeca Pagodinho), O Portão (com Kid Abelha) e Emoções, com Milton Nascimento. Mas o álbum passa longe das coletâneas revisionistas caça-níqueis. Primeiro porque o Tremendão vem compondo e gravando (e bem) coisas novas e, portanto, não precisaria lançar mão agora de um "revival" puro e simples.

Mesmo porque o cantor e compositor já vem fazendo isso num projeto especial com remanescentes da turma da jovem guarda. Depois, o novo coletivo reviu os arranjos de todas as músicas, com produção entregue ao talentoso Mu Carvalho, ex-A Cor do Som que participou da primeira versão. Alguns dos arranjos foram feitos pelos próprios convidados, o que ajudou a dar nova cara a grandes hits da dupla Erasmo e Roberto.

Se Chico Buarque e Milton Nascimento, bastiões da MPB, não entraram na primeira edição eles estão aqui. Com Chico, a romântica Olha tomou feição de bossa-nova à moda de João Gilberto. Milton Nascimento e grupo botaram um molho jazzístico na talvez única obviedade do repertório e Djavan brilha no romantismo derramado mas nada piegas de De Tanto Amor. Mas o pulo do gato ainda não está nessas releituras mais famosas. Erasmo convidou gente nova para rever alguns de seus lados B, músicas contagiantes que só os mais fãs conhecem porque não viraram hits radiofônicos. O Skank deu uma bela repaginada em A Banda dos Contentes, um blues-rock com cara de iê-iê-iê escondido no LP homônimo do Tremendão, de 1976.

Outra dessas ótimas raridades refeitas tem com o Los Hermanos em Sábado Morto, um rockão soturno do LP Sonhos e Memórias (1972). Lulu Santos no samba-rock Coqueiro Verde e Adriana Calcanhoto em Ilegal, Imoral ou Engorda rendem outros bons momentos de um disco que reatualiza a obra magistral de um criador da música popular brasileiro que não parou no tempo, diferente do que fez o parceiro dele (você sabe quem...). Com a nova releitura, o Tremendão anuncia um livro para o ano que vem em que vai relembrar passagens importantes da carreira. E diz, cheio de dedos, esperar que os escritos não tenham o mesmo destino da malfadada biografia não-autorizada do "Rei".

Erasmo Carlos Convida II
Erasmo Carlos
Gravadora: Indie Records
Preço: R$ 25,00


Fonte: AgênciaCartaMaior

Copyleft

Nenhum comentário: