segunda-feira, 25 de junho de 2007

Luciana Mello lança novo disco

LUCIANA NA LONGA ESTRADA
por Pedro Alexandre Sanches

Tem sido de progresso lento e paulatino a trajetória musical de Luciana Mello, o que se revalida em Nêga, disco de estréia pelo selo independente S de Samba (com distribuição da nova Brazilmúsica), após passagens pela nacional Trama e pela multinacional Universal. Filha do sambista torto Jair Rodrigues, Luciana se aconchega de pouco em pouco num ninho versátil em que cabem samba, black music brasileira e um lote às vezes exagerado de baladas pop.

Em Nêga, o setor das baladas rende, por exemplo, Rosas e Mel, do irmão Jair Oliveira, que, apesar de competente, faz Luciana se aproximar perigosamente do imaginário de Marisa Monte. Mais particular e autoral ela soa no funk de afirmação de identidade Na Veia da Nêga (parceria entre ela e o irmão, com rap de Gabriel o Pensador), ou na impura e perspicaz O Samba Me Cantou, também de Jair Oliveira, que brinca que disseram que eu cantei o samba/ mas foi o samba quem me cantou.

Infelizmente, canções como essas que fazem balançar e ressaltar identidades perdem em quantidade para o romantismo pop, ou mesmo para a versão bossa nova, desfocada, do clássico Only You, que encerra o CD. A estrada é comprida.

Fonte:
CartaCapital


Ouça algumas faixas do novo disco de Luciana Mello em sua página do MySpace

Nenhum comentário: